segunda-feira, 16 de março de 2020

Comam maças

Tendo em conta o que estamos a viver neste momento, talvez o mais sensato seja ficar em casa, ou fazer de conta que estamos através das redes sociais. Porém, existem mais perguntas que respostas.

Porque é que, os nossos representantes ainda não declararam quarentena obrigatória? Ao invés de nos incentivarem a ficar em casa.

Porque , não congelam todos os impostos, rendas e qualquer tipo de pagamento?

Porque , nos incentivam ao isolamento social, a fechar temporariamente os nossos postos de trabalho?

Quem é que vai pagar as rendas, os salários dos funcionários e qualquer outro tipo de pagamento, a que temos que nos sujeitar mensalmente? Mantendo o posto de trabalho encerrado.

Porque é que , agora batemos palmas aos profissionais de saúde?

Porque não batemos palmas, a todos os que criticaram as greves realizadas pelos profissionais de saúde, realizadas há alguns meses atrás? Greves, com o intuito de melhorar as condições de trabalho na área da saúde e garantir o melhor funcionamento possível.

Porque, desconfiamos dos números de infectados apresentados todos os dias?

Porque é que, vivemos num mundo à margem da desconfiança?

Porque é que tudo gira em torno da economia?


Quem é que é o vírus? Nós ou o vírus?

Contudo, talvez o mais sensato seja, ficar em casa.



Em 1968, Garret Hardin publicou na revista Science, "A tragédia dos comuns".
A "Tragédia" de Hardin começa por alertar que, agir apenas em prol do desenvolvimento técnico poderá não ser a solução, existem valores humanos, valores que exigem muito mais do que o desenvolvimento técnico.
Talvez o período que estamos prestes a viver, nos permita reflectir um pouco. E entender que as bases essenciais à sobrevivência de uma sociedade, não são apenas produtos tecnológicos. Mas não me interpretem mal, não quero com isto dizer que a tecnologia não é importante, mas talvez dizer, que nos deveríamos tornar um pouco mais peripatéticos. Não no sentido Aristotélico, ou de seguir Aristóteles ou qualquer outro, mas sim de acalmarmos um bocadinho.

Numa época onde o tempo é medido em segundos, ao contrário do que acontecia antes da revolução industrial. A minha sugestão é, comam maças.



Guardem as sementes. 

Podem plantar as sementes  num vaso com terra e borrifar a terra com água. Agora esperam que alguma coisa aconteça 

Ou então, coloquem as sementes num guardanapo, envolvam o guardanapo nas sementes,  borrifem o guardanapo com água e coloquem-no por fim, dentro de um copo. De seguida, devem colocar o copo no frigorífico.  Agora esperam que alguma coisa aconteça, dois meses deve ser o suficiente para começarem a ver vida surgir. Agora o tempo é medido em estações. 






Sem comentários:

Enviar um comentário