terça-feira, 5 de junho de 2018

Flatland




Sobre a natureza dos seres vivos e as diferentes perspectivas da vida , este trabalho tem como referência o livro Flatland, escrito por Edwin Abbott. 
Flatland conta-nos a história de um quadrado que vive dentro de um universo plano e numa sociedade que leva o conceito religioso e hierárquico em grande consideração, relembrando também as sociedades distópicas criadas por Aldous Huxley , George Orwell e Ray Bradbury.
Certo dia surge uma esfera, a esfera como sendo um ser tridimensional torna-se algo extremamente confuso para o nosso amigo e plano quadrado. Para além da confusa situação, a esfera ameaça ainda destruir todas as crenças e conceitos que a sociedade plana criou anteriormente.

Aqui a situação é outra. Não há quadrados nem esferas, mas há formigas e abelhas que construíram ao longo dos tempos sociedades dignas de observação, relembrando a forma como se organizam.
Cada uma delas construída à sua maneira tendo em conta as suas necessidades, e a perspectiva natural que a abelha e a formiga têm da vida. A continuação dos troncos marca a diferença entre este mundo e o mundo da pintura, exactamente a mesma diferença que existe na realidade, onde nenhuma sociedade deveria prevalecer sobre a outra, ao dispor da plena noção de que cada individuo é um individuo , que cada sociedade é uma sociedade capaz de se organizar e  ver as coisas consoante a sua própria natureza.



A quarta dimensão por Carl Sagan


Sem comentários:

Enviar um comentário